top of page

3 Passos para Obter a Maior Nota Possível no ENEM e em Outros Vestibulares

Atualizado: 1 de set. de 2020

Leia com atenção os três passos abaixo e os coloque em prática sempre que for fazer a prova do ENEM. Inclusive recomendo já começar a testar esses passos quando for fazer simulados e verá seu rendimento aumentar.

 

1) Comece pelas áreas de maior peso.


Saiba de antemão quais as áreas de conhecimento de maior peso para o curso que você quer na universidade que você quer.


Comece por uma dessas áreas. De preferência comece pela mais cansativa aproveitando que você está no auge de sua energia e concentração.


Em seguida vá para uma área que exija menos energia e atenção para dar uma relaxada e recuperar o fôlego.

 

2) Faça primeiro as questões fáceis.


O método do TRI usado para cálculo de sua pontuação no ENEM valoriza a coerência. Por exemplo: não é coerente você acertar várias questões difíceis e errar muitas fáceis.


Então faça o seguinte:


a) Leia a questão e se souber fazer facilmente, faça na mesma hora.


b) Se souber fazer a questão, mas achar que vai levar tempo (ou começar a fazer e notar que vai ser trabalhosa), anote o número da questão em uma coluna na última página da prova (coluna das médias) e volte nessa coluna ao terminar as questões dessa área. Quando voltar e conseguir terminar uma dessas questões, a risque de sua lista de questões e tente a seguinte. Sempre administrando seu planejamento de tempo para cada parte da prova (verá como fazer isso no passo 3).


c) Se não souber nem por onde começar a questão, anote o número em uma outra coluna na última página da prova (coluna das difíceis) e somente retorne nessas questões se sobrar tempo depois de ter feito todas as questões fáceis e médias da prova toda.


Importante: Quando chegar o horário que planejou passar o gabarito, conte quantas vezes você marcou cada letra na prova como um todo (faça um pequena tabela com a quantidade de letras A, B, C, D e E que ocorreram nas questões que você resolveu) e "chute" todas que você não terminou com a letra que aparecer menos vezes.

 

3) Administre seu tempo.


Estabeleça, antes do dia da prova, que horas você espera iniciar as questões de cada área e que horas planeja iniciar a redação.


Lembre-se que a ordem em que fará cada área e a redação você já decidiu no passo 1.


Reserve mais tempo para as de maior peso e que são mais trabalhosas e menor tempo para as de menor peso e menos cansativas. Lembre-se de reservar tempo para passar a redação a limpo (se você faz isso) e passar o gabarito.


Tente não ultrapassar muito o tempo que planejou e tenha em mente que se ultrapassar o tempo programado para uma, terá que compensar tirando esse tempo de outras áreas de conhecimento. Vá administrando isso durante a prova de acordo com o rendimento que esteja tendo em cada área.

 

Pronto! Agora siga esses três passos e irá otimizar seu resultado no ENEM e demais vestibulares que for prestar.


Bons estudos!

Professor Caju.

141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page