Dar Nome aos Bois

Atualizado: 1 de Set de 2020

Meu avô paterno sempre me dizia que, quando se vai contar uma história ou explicar algo, era importante, antes, "dar nome aos bois".


Quando se resolve questões de matemática e física, muitas vezes é necessário dar nomes aos bois antes de começar, de fato, a resolver o problema. E você pergunta: "quem são os bois?".


Esse, na verdade, é o primeiro importante questionamento que se pode fazer quando se vai resolver um problema de exatas. Quais são as variáveis importantes (os bois) para se resolver a questão?



Sem saber quais são as variáveis do problema e sem dar nomes às mesmas, fica inviável escrever as equações que irão solucionar o exercício. Já por outro lado, depois que se tem quais são as variáveis e quais os seus nomes ("x", "y", "a","b",...), escrever as equações fica quase intuitivo e a solução do problema se desenrola quase por si só.


Uma última coisa... Lembre-se: escolher bem os nomes que você dará para as variáveis é extremamente importante. Tente dar nomes que lembrem o que a variável representa. Por exemplo: quantidade de notas de cinco reais ("C"), quantidade de notas de dez reais ("D") e assim por diante. Pois isso vai lhe ajudar a não se perder durante a resolução de uma questão.


Segue abaixo um exemplo clássico de uma questão na qual é útil seguir o conselho de meu avô.



Portanto não se esqueça, antes de começar a resolver uma questão, veja quais são os bois e se eles têm bons nomes.


Bons estudos!

Professor Caju.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo