top of page

Dar Nome aos Bois

Atualizado: 1 de set. de 2020

Meu avô paterno sempre me dizia que, quando se vai contar uma história ou explicar algo, era importante, antes, "dar nome aos bois".


Quando se resolve questões de matemática e física, muitas vezes é necessário dar nomes aos bois antes de começar, de fato, a resolver o problema. E você pergunta: "quem são os bois?".


Esse, na verdade, é o primeiro importante questionamento que se pode fazer quando se vai resolver um problema de exatas. Quais são as variáveis importantes (os bois) para se resolver a questão?



Sem saber quais são as variáveis do problema e sem dar nomes às mesmas, fica inviável escrever as equações que irão solucionar o exercício. Já por outro lado, depois que se tem quais são as variáveis e quais os seus nomes ("x", "y", "a","b",...), escrever as equações fica quase intuitivo e a solução do problema se desenrola quase por si só.


Uma última coisa... Lembre-se: escolher bem os nomes que você dará para as variáveis é extremamente importante. Tente dar nomes que lembrem o que a variável representa. Por exemplo: quantidade de notas de cinco reais ("C"), quantidade de notas de dez reais ("D") e assim por diante. Pois isso vai lhe ajudar a não se perder durante a resolução de uma questão.


Segue abaixo um exemplo clássico de uma questão na qual é útil seguir o conselho de meu avô.



Portanto não se esqueça, antes de começar a resolver uma questão, veja quais são os bois e se eles têm bons nomes.


Bons estudos!

Professor Caju.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page