Não tente enganar a si mesmo!

Já vi inúmeras vezes alunos dizerem ao professor que entenderam uma explicação ou uma resolução de uma questão quando na verdade estavam completamente perdidos.


Ok! Normal ter vergonha de perguntar uma dúvida ou assumir que não entendeu quando seus colegas estão todos ali ao lado.


Então o que você faz? Marca ou anota sua dúvida e procura o professor após à aula. Ou então vai ao monitor de dúvidas e, sem que mais ninguém escute, pede-lhe ajuda.


Problema resolvido. Uma dúvida a menos e aprendizado que segue. Certo? Infelizmente, nem sempre.


Pois quando alguém esclarece uma dúvida para você ou lhe dá uma dica para que termine o exercício, você deve ir lá e terminar.


Não diga a si mesmo "agora eu já entendi o que devo fazer... vou para o próximo exercício". Sente na cadeira, pegue um lápis e papel e termine a questão ali mesmo.


Porque na hora de executar a dica, você pode descobrir outra coisa que não entende e o exercício travar de novo.


Se isso acontecer, não omita essa informação para o monitor de dúvidas ou para seu professor, dando a entender que resolveu a questão.


Principalmente, não minta para si mesmo com medo de descobrir o quanto ainda precisa aprender ou de descobrir que está precisando rever, por exemplo, um fundamento da disciplina.


Conte ao seu professor que ainda não consegue resolver. Mostre a ele o que você fez. Se seu professor notar que basta ele explicar de outra forma, ele o fará. Se ele notar que é carência de assunto de fundamento, lhe indicará um bom livro didático e lhe dirá qual capítulo procurar e vai lhe dar o suporte que ele for capaz.


Às vezes você terá que parar a lista atual de exercícios e se dedicar àquela que o professor indicou, outras vezes poderá resolver as duas em paralelo: faz um pouco da lista de fundamento e em seguida mais um pouco da mais avançada.


Nunca se esqueça de que o professor lhe aponta o caminho, lhe ensina a trilhá-lo, mas, no final, é você que tem que percorrê-lo.


Então não deixe de usufruir do suporte que seus professores e monitores podem lhe dar para que você seja capaz de tirar as pedras de seu percurso.


Bons estudos!

Professor Caju.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo