top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
O dia 15 setembro de 2021 certamente ficará marcado na história espacial. A \textit{SpaceX}, do bilionário Elon Musk, lançou um foguete tripulado com civis e os deixou em órbita, a cerca 585 km da Terra, por três dias. Essa é a maior distância, depois do programa Apollo, atingida por humanos. O foguete Falcon decolou por volta das 21h (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde costumam partir as missões da Nasa. Para o lançamento de um foguete, é necessária uma quantidade muito alta de energia inicial. Sabendo que a energia potencial gravitacional do foguete é dada por:
\begin{center}
U = -\frac{GMm}{R}
\end{center}
em que G é a constante da gravitação universal, M é a massa da Terra, m é massa do foguete e R é o raio da Terra, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
\begin{enumerate}[label=\alph*)( )]
\item A 585 km da Terra, a aceleração gravitacional dos tripulantes é a = GM/r^2, onde r = R + 5,85 \cdot 10^5, e R está em metros.
\item A 585 km da Terra, a aceleração gravitacional dos tripulantes é nula.
\item A velocidade de escape para o foguete não depende da massa (m) do foguete.
\item Do princípio da conservação da energia, podemos determinar a velocidade de escape do foguete como v = \sqrt{2GM/R}.
\end{enumerate}
bottom of page