top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
#1: Entender a configuração inicial (Figura 1) e final (Figura 2) do sistema. Na Figura 1, o recipiente de vidro está completamente cheio com o líquido na temperatura inicial θ, e um volume adicional de 2 cm³ do líquido está no tubo. Na Figura 2, após um decréscimo de temperatura Δθ (para θ - Δθ), o líquido se contraiu e preenche *exatamente* o recipiente, cujo volume final é de 250 cm³.
UM TUBO FINO DE UM MATERIAL TRANSPARENTE E TERMICAMENTE INDILATAVEL E ADAPTADO A UM RECIPIENTE DE VIDRO. ESSE RECIPIENTE E PREENCHIDO COM UM LIQUIDO, A TEMPERATURA AMBIENTE \THETA, QUE, ALEM DE ENCHE-LO COMPLETAMENTE, AINDA OCUPA 2 CM^3 DO TUBO, COMO ILUSTRADO NA FIGURA 1. PROVOCA-SE UM DECRESCIMO \DELTA \THETA NA TEMPERATURA DO CONJUNTO ATE QUE, QUANDO O VOLUME DO RECIPIENTE SE TORNA IGUAL A 250 CM^3, O LIQUIDO FIQUE TOTALMENTE NELE CONTIDO, COMO ILUSTRA A FIGURA 2.
\BEGIN{CENTER}
\END{CENTER}
O COEFICIENTE DE DILATACAO DO LIQUIDO \GAMMA_L = 181 X 10^{-6} ^OC^{-1} E O COEFICIENTE DE DILATACAO LINEAR DO VIDRO \ALPHA_V = 7 X 10^{-6} ^OC^{-1}. O DECRESCIMO \DELTA \THETA NA TEMPERATURA FOI DE:
\BEGIN{MULTICOLS}{3}
\BEGIN{ENUMERATE}[LABEL={(\ALPH*})]
\ITEM 30 ^OC.
\ITEM 40 ^OC.
\ITEM 45 ^OC.
\ITEM 50 ^OC.
\ITEM 60 ^OC.
\END{ENUMERATE}
\END{MULTICOLS}
bottom of page