top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Um avião de bombardeio deseja atingir um tanque de combate móvel. Para isso, o avião se posiciona a uma altura H em relação ao nível do tanque e mantém sua velocidade constante (V_{\text{avião}}) para soltar a bomba a uma distância horizontal (d) em relação ao tanque, conforme ilustrado na imagem. Considerando que no momento do bombardeio o tanque pode estar em repouso ou se movendo com velocidade constante (V_{\text{tanque}}) para direita ou esquerda e que a aceleração gravitacional vale g, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas:
\begin{center}
\end{center}
\begin{enumerate}[label=\alph*)( )]
\item Caso o tanque esteja em repouso, a distância que o avião deve soltar a bomba corresponde a d = V_{\text{avião}} \cdot \left(\frac{2H}{g}\right)^{1/2}.
\item Caso o tanque esteja se movendo para a direita, a distância que o avião deve soltar a bomba corresponde a d = (V_{\text{avião}} + V_{\text{tanque}}) \cdot \left(\frac{2H}{g}\right)^{1/2}.
\item Caso o tanque esteja se movendo para a esquerda, a distância que o avião deve soltar a bomba corresponde a d = (V_{\text{avião}} - V_{\text{tanque}}) \cdot \left(\frac{2H}{g}\right)^{1/2}.
\item O tempo que a bomba permanece em sua trajetória até atingir o nível do tanque corresponde a t = \left(\frac{2H}{g}\right)^{1/2}.
\end{enumerate}
bottom of page