top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Tuberculose
\begin{center}
\end{center}
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882.
Normalmente, associa-se o termo tuberculose com doença pulmonar. Na realidade, apesar de a tuberculose pulmonar ser a mais comum, ela pode afetar outros órgãos, como rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc. Apesar das inúmeras localizações possíveis da doença, em cerca de 90% dos casos, inicia-se pelos pulmões.
Modo de contágio
1\textsuperscript{o passo} - apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões.
2\textsuperscript{o passo} - A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas.
3\textsuperscript{o passo} - Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.
Suponha que a lei dada pela função p(t) = 0,75.(2^{-k.t}), com k real, expresse um modelo representativo da população de uma bactéria (em milhões) ao longo do período t, o qual cada período equivale a 15 minutos, contados a partir de um instante inicial t = 0.
Sabe-se que após três horas do início da contagem populacional, a quantidade de bactérias duplicou. Assim a população de bactérias atingiu 12 milhões após:
\begin{multicols}{3}
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item 12 minutos
\item 24 minutos
\item 3 horas
\item 12 horas
\item 6 horas
\end{enumerate}
\end{multicols}
bottom of page