top of page

UEPG 2024-1

1a Etapa Q. 038

Nível 2

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Um dispositivo contendo emissor e detector de ultrassom é utilizado para medir distâncias entre esse dispositivo e objetos em repouso, além de medir a velocidade de objetos em movimento relativo a ele. Considere que a onda emitida e a refletida seguem o mesmo caminho, mas em direções opostas, em linha reta e que não há interferência entre elas. Sabendo que a potência da fonte emissora é de 100 mW, que a frequência real do ultrassom é de 30 kHz e que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, assinale o que for correto.
\begin{itemize}
\item[01)] Se, para um objeto em repouso, localizado na frente do detector, a diferença de tempo entre o pulso emitido e o pulso detectado é de 10 ms, a distância entre o objeto e o dispositivo é de 1,70 m.
\item[02)] A intensidade da onda, considerada esférica, para uma distância de \frac{5}{\sqrt{pi}} m do dispositivo é de 1 mW/m^2.
\item[04)] Para um objeto se aproximando do dispositivo a uma velocidade de 34 m/s, a diferença entre a frequência aparente e a real é de 3,5 kHz.
\item[08)] A energia emitida pela fonte a cada minuto é de 6 J.
\item[16)] Para um ouvido humano normal, a onda sonora emitida por esse dispositivo é inaudível.
\end{itemize}
bottom of page