top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
Leia o texto e a charge a seguir.
Traços da origem antropomórfica dos sistemas de contagem podem ser encontrados em inúmeras línguas. Na República Centro-Africana, por exemplo, ``cinco'' se diz moro, que também traduz-se como mão.
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
Adaptado de: The Universal History of Numbers. (Georges Ifrah, ed. Wiley, 2000, pp. 21-22)
\end{footnotesize}
\end{flushright}
\begin{center}
\end{center}
Um matemático observa o encontro retratado na charge e nota que o alienígena escreve sua contagem de modo diferente dos humanos, utilizando apenas 4 símbolos em vez dos 10 algarismos comumente utilizados por nós. Com seu conhecimento, o matemático formula um mecanismo que traduz a escrita da contagem alienígena para a do humano. Ele considera A = {\diamond, \perp, \zeta, \Xi} o conjunto formado pelos símbolos alienígenas e f : A \rightarrow {0,1,2,3} a função que atribui, a cada símbolo, os valores f(\diamond) = 0, f(\perp) = 1, f(\zeta) = 2 e f(\Xi) = 3. A partir daí, o matemático constrói a função g que traduz um número formado por dois símbolos alienígenas em um inteiro, através da função g : A x A \rightarrow \mathbb{Z} dada por g(x,y) = 4 \cdot f(x) + f(y). Por exemplo, se o alienígena escreve \perp \perp, o matemático traduz em g(\perp,\perp) = 4 \cdot f(\perp) + f(\perp) = 4 \cdot 1 + 1 = 5.
Com base no texto, na charge e no mecanismo construído pelo matemático, assinale a alternativa que apresenta,  corretamente, o elemento do domínio da função g cuja imagem é 4.
\begin{multicols}{3}
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item (\zeta,\Xi)
\item (\diamond,\perp)
\item (\Xi,\Xi)
\item (\Xi,\zeta)
\item (\perp,\diamond)
\end{enumerate}
\end{multicols}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page