top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Lâmpadas, motores e demais aparelhos elétricos devem sempre ser conectados em paralelo com a fonte de tensão. Se os aparelhos elétricos fossem conectados em série, caso uma aparelho queimasse, todos os demais deixariam de funcionar. A corrente máxima disponível para um circuito individual é limitada pela resistência dos fios. A perda de potência dada por I^2 R faz aquecer os fios e, em casos extremos, produz incêndio ou fusão dos fios. Geralmente é utilizado um tipo de diâmetro padrão para instalações elétricas residenciais de uso comum. Para uso específico, como fornos elétricos, secadoras de roupas, chuveiros, entre outros, faz-se necessário utilizar fios com calibre de diâmetro maior. O dimensionamento elétrico sempre deve ser realizado antes de qualquer tipo de instalação, pois a partir desse projeto é possível informar para cada utilização o diâmetro da fiação necessária para transportar com segurança a corrente máxima projetada para aquela aplicação. Caso ocorra um excesso, no qual a corrente máxima supera o valor especificado em projeto, o sistema de segurança, como o disjuntor, atua automaticamente para interromper o circuito elétrico, para evitar acidentes.
Uma torradeira de 2,4 kW, uma frigideira elétrica de 1,2 kW e uma lâmpada de 120 W são ligadas a um mesmo circuito projetado para capacidade máxima de 20 A, utilizando 240 V fornecidos pela concessionária.
O componente de segurança (disjuntor) atuará nessa combinação descrita acima? E a corrente consumida por todos os equipamentos, em amperes (A) será de
\begin{multicols}{2}
\begin{enumerate}[label=\alph*)]
\item  Não; I_{total} = 10,5.
\item  Não; I_{total} = 15,5.
\item  Sim; I_{total} = 21,5.
\item  Sim; I_{total} = 26,5.
\end{enumerate}
\end{multicols}
bottom of page