top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
Em 1911, o físico holandês Heike Kamerlingh Onnes, ao investigar a resistividade elétrica de uma amostra de mercúrio, percebeu que abaixo de -269 ^oC a amostra se tornava supercondutora. O potencial tecnológico dos materiais que apresentam a propriedade supercondutora é extremamente promissora e já se faz presente em aparelhos de ressonância magnética, por exemplo. A imagem abaixo descreve o comportamento da resistividade elétrica em função da temperatura de um metal supercondutor e de um normal. De acordo com a imagem e os conceitos do eletromagnetismo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
\begin{center}
\end{center}
\begin{enumerate}[label=\alph*)( )]
\item Um supercondutor se difere de um metal normal pelo fato de, em determinada temperatura, o supercondutor conduzir energia sem dissipação (efeito Joule).
\item No zero absoluto, o supercondutor e o metal normal conduzem energia sem dissipação (efeito Joule).
\item Com a diminuição da temperatura, a condutividade elétrica do metal normal tende a aumentar até atingir um valor limite no zero absoluto.
\item Sabendo que um aparelho de ressonância magnética precisa produzir campos magnéticos de intensidade de até 3 Teslas, caso fosse utilizado um metal normal para a produção desse campo, o aparelho teria dimensões que o tornariam inviável.
\end{enumerate}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page