top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
[...] Ele também brincou com chapas de vidro, montando uma placa plana em forma de sanduíche com uma lente esférica plano-convexa de leve curvatura. Refletindo um feixe de luz na superfície, ele contemplou um padrão hipnótico de espirais coloridas. Os anéis de Newton. ``De acordo com a proximidade maior ou menor entre a lente e a placa de vidro, os círculos coloridos ficavam maiores ou menores, e, se elas são aproximadas mais e mais, surgem novos círculos no meio''. Levando o aparato para uma sala escura, ele o expôs a um raio azul emitido por um prisma. Dessa vez ele viu um alvo monocromático de círculos escuros e claros.
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
JOHNSON, George. O que é cor. In: JOHNSON, George. Os dez experimentos mais belos da ciência. São Paulo: Larousse, 2008. p. 45-58. Com adaptações.
\end{footnotesize}
\end{flushright}
O aparato e o resultado da experiência descritos acima e, pensados por Isaac Newton, podem ser vistos nas figuras a seguir.
\begin{center}
\end{center}
Sabendo-se que entre a lente e a placa plana há uma delgada camada de ar perfeitamente transparente de espessura e, tal que, 0 \leq e \leq d e considerando-se que a parcela da luz incidente é refletida na lente sem inversão de fase e que aquela parcela refletida na placa plana experimenta inversão de fase, analise os itens que se seguem.
\begin{enumerate}[label={\Roman*}.]
\item Os anéis de Newton, escuros e claros, surgem por conta da interferência, destrutiva e construtiva, respectivamente, das ondas luminosas refletidas na lente e na placa plana.
\item O espaçamento entre os anéis de Newton seria o mesmo se, ao invés de luz monocromática azul, se utilizasse no experimento luz monocromática vermelha.
\item É correto inferir-se do enunciado que há inversão de fase na onda refletida quando esta, vindo de um meio encontra a superfície de separação com um outro meio mais refringente.
\newpage
\item Sabe-se que o raio r dos anéis de Newton é determinado pela equação: r = \sqrt{\frac{NR\lambda}{2}}, onde N é um número inteiro e \lambda é o comprimento de onda da luz incidente. Deste modo, se o comprimento de onda da luz azul incidente no aparato citado no texto for 485 nm (1n = 10^{-9}), a distância R na figura dada for igual a 7 m e o diâmetro da lente esférica for 30 mm então, desprezando-se a parte fracionária do resultado, é correto afirmar que o número de anéis claros é igual a 66.
\end{enumerate}
A alternativa que expressa corretamente a análise dos itens é:
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item Todos os itens são corretos.
\item Nenhum dos itens é correto.
\item Somente o item II é errado.
\item Somente o item IV é errado.
\item Somente os itens I e III são corretos.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page