top of page

SLMANDIC 2017

-

-

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Para que a imagem seja vista nítida pelo olho humano, a geometria do globo ocular e os índices de refração do sistema córnea-cristalino, entendido aqui como uma lente convergente delgada, devem estar devidamente ajustados. Porém, algumas pessoas tem olhos amétropes (com algum defeito na visão).
Quando a imagem se forma antes da retina dizemos que esse olho é míope. Entretanto, essa ametropia pode ser corrigida por cirurgia, cuja ideia central é, a partir do corte de um disco da córnea, alterar a geometria do globo ocular, resultando numa redução da distância entre a retina e o sistema córnea-cristalino.
Uma pessoa que se submeteu a essa cirurgia e tinha um globo ocular com 1,8 cm de distância entre a retina e o sistema córnea-cristalino, recuperou-se.
\begin{center}
\end{center}
Considerando que a distância focal desse sistema quando essa pessoa enxerga um objeto a 10 m de seu olho é 1,5 cm, tanto antes quanto depois da cirurgia, é correto afirmar que a nova distância, em cm, do sistema córnea-cristalino à retina é, em cm, de aproximadamente:
\begin{multicols}{2}
\begin{enumerate}[label={\Alph*})]
\item 0,56
\item 0,66
\item 1,50
\item 1,70
\item 1,80
\end{enumerate}
\end{multicols}
bottom of page