top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Leia o texto a seguir.
``Suponha inicialmente o espaço vazio, livre de qualquer influência elétrica. Se transportarmos uma carga elétrica para uma região desse espaço, cada ponto do mesmo adquirirá propriedades que antes não tinha (é como se o espaço deixasse de ser 'neutro'). Dizemos então que a carga perturbou o espaço a sua volta, e a essa perturbação, a estas novas propriedades associadas a cada ponto do espaço, a esta 'atmosfera elétrica' existente em torno da carga, chamamos campo elétrico.
Note que a partícula carregada cria um campo em torno de si, independente de existirem (ou não) outras cargas por perto que possam 'sentir' esse campo. Para verificar a ação do campo, precisamos, entretanto, de outra carga. Ao exercer a ação em outra carga, o campo desempenha o papel de transmissor da interação entre elas. Em Física, um campo só é definido quando se pode atribuir um valor numérico à sua intensidade em cada ponto.''
\begin{footnotesize}
ROCHA, J. F. M. Origem e evolução do eletromagnetismo. In: \_\_\_\_\_. (Org.). Origens e Evolução das Ideias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 250.
\end{footnotesize}
Com base nesse texto de Rocha, assinale a alternativa correta.
\begin{enumerate}[label=({\Alph*})]
\item O valor numérico da intensidade do campo elétrico nas vizinhanças de uma carga puntiforme é diretamente proporcional à magnitude da carga e à distância entre o ponto e a carga.
\item O conceito de campo elétrico foi introduzido por Michael Faraday em substituição ao conceito de ação à distância que prevalecia na eletricidade, no magnetismo e na gravitação.
\item Ao colocarmos uma carga negativa em um campo elétrico, sobre ela será exercida uma força no mesmo sentido do campo.
\item A intensidade do campo elétrico gerado por uma carga puntiforme a uma distância de 2 m é 6 vezes maior do que a intensidade a uma distância de 4 m.
\item As linhas de campo elétrico são originadas nas partículas com carga positiva e terminam nas partículas de carga neutra.
\end{enumerate}
bottom of page