top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
O transformador de voltagem é uma importante aplicação de um princípio físico descoberto em 1831. A função do transformador de voltagem é aumentar ou diminuir a diferença de potencial em seus terminais de saída, conforme sugere a figura a seguir.
\begin{center}
\end{center}
O esquema simplificado de um transformador de voltagem é mostrado na figura que se segue.
\begin{center}
\end{center}
Com base nestas informações e em conhecimentos correlatos, analise os itens a seguir.
\begin{enumerate}[label={\Roman*}.]
\item Na figura b vê-se as linhas de campo no interior do núcleo do transformador. Este núcleo é, em geral, ferromagnético -, uma forma de confinar o campo magnético entre as duas bobinas, aumentando o rendimento do transformador e minimizando as perdas de energia.
\item Suponha que um transformador tem os seguintes valores nominais: 110 V/220 V e 2300 W. Sabe-se que o enrolamento cujos terminais indicam 110 V têm 750 espiras. Então, é correto afirmar que a soma das intensidades das correntes em cada terminal quando se utiliza este transformador para ligar uma televisão de valores nominais 220 V e 660 W numa tomada de 110 V é igual a 9 A.
\item O texto faz referência ao princípio da correspondência, o qual afirma que \varepsilon_1 \cdot N_1 = \varepsilon_2 \cdot N_2 e \varepsilon_1 e \varepsilon_2 são as forças eletromotrizes nas bobinas 1 e 2, respectivamente, e N_1 e N_2 representam os números de espiras em cada uma destas bobinas.
\item Suponha que a bobina 1 tenha 500 espiras, que a bobina 2 tenha 1000 espiras e que se deseje induzir na bobina 2 uma força eletromotriz igual a 220 V. Então, é correto afirmar que se deve ligar diretamente à bobina 1 mais que 9 baterias automotivas de 12 V cada uma.
\end{enumerate}
É correto o que se afirma em:
\begin{multicols}{3}
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item I e II apenas.
\item I, II e III apenas.
\item I e III apenas.
\item II e IV apenas.
\item II, III e IV apenas.
\end{enumerate}
\end{multicols}
bottom of page