top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Piscinas são uma ótima opção de lazer para os dias de alta temperatura. Pensando nisso, Tauane decidiu pela construção de uma piscina em seu quintal. Conversando com seu arquiteto, optou por uma piscina de alvenaria com acabamento interno feito com revestimentos azuis e borda de ``pedra Ubatuba'' (uma pedra preta comum em acabamentos na construção civil). O seu arquiteto a advertiu afirmando que o aquecimento das superfícies enegrecidas é muito superior quando comparado ao das superfícies claras e isso poderia ocasionar uma inconveniente dilatação das pedras da borda resultando em fissuras (rachaduras), já que a piscina ficaria exposta constantemente ao Sol.
Inconformada, pois não gostaria de trocar a cor das pedras da borda de acabamento, foi pedir aconselhamento ao seu irmão Tauir, que é professor de Física. Tauir afirmou tratar-se de um problema de dilatação térmica e, para não trocar a cor das pedras, Tauane deveria orientar o construtor da piscina a efetuar pequenos cortes na direção perpendicular ao comprimento das pedras. Tais cortes funcionariam como “vãos” para a dilatação das pedras. A figura abaixo mostra um desenho da piscina sugerido pelo irmão de Tauane:
\begin{center}
\end{center}
Sobre o problema exposto, é correto afirmar que:
\begin{enumerate}[label=\alph*)]
\item A variação de comprimento por consequência da dilatação térmica é diretamente proporcional ao comprimento inicial de um corpo. Os cortes iriam diminuir o comprimento de cada parte inteira da pedra, resultando em uma menor dilatação podendo, assim, evitar rachaduras provocadas por dilatação térmica.
\item O arquiteto está equivocado ao advertir que superfícies enegrecidas apresentam maior aquecimento que as superfícies claras.
\item Se Tauane optasse por trocas as pedras da borda de acabamento por pedras claras, as chances de rachaduras provocadas por dilatação térmica não diminuiriam.
\item O professor Tauir está enganado, pois os cortes (vãos de dilatação) aumentariam as chances de rachaduras provocadas pela dilatação térmica linear das pedras, uma vez que o comprimento inicial é inversamente proporcional à variação de comprimento.
\item Superfícies claras aquecem mais que superfícies escuras quando expostas a mesma fonte de calor.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page