top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
#1: Para resolver essa questão, siga os passos abaixo para analisar cada alternativa com base no gráfico de decaimento radioativo fornecido:

**Análise da alternativa a):**

Passo 1: Identifique no gráfico a curva que representa o radionuclídeo com meia-vida de 0,5 dia
A RADIACAO PODE SE APRESENTAR EM FORMA DE ONDA ELETROMAGNETICA, CONSTITUIDA DE CAMPO ELETRICO E CAMPO MAGNETICO OSCILANTES, PERPENDICULARES ENTRE SI E QUE SE PROPAGAM NO VACUO COM A VELOCIDADE DA LUZ DE 3 X 10^8 M/S. UMA ONDA ELETROMAGNETICA E CARACTERIZADA PELO COMPRIMENTO DE ONDA OU PELA FREQUENCIA DA ONDA E AS VARIAS FAIXAS CONSTITUEM O ESPECTRO ELETROMAGNETICO, INDO DE ONDAS DE FREQUENCIA EXTREMAMENTE BAIXA, PASSANDO POR ONDAS DE RADIO, DE TV, MICRO-ONDAS, RADIACAO INFRAVERMELHA, LUZ VISIVEL, RADIACAO ULTRAVIOLETA ATE CHEGAR AOS RAIOS X E RAIOS GAMA. QUALQUER TIPO DE RADIACAO INTERAGE COM CORPOS, INCLUSIVE O HUMANO, DEPOSITANDO NELES ENERGIA. A FORMA DE INTERACAO DEPENDE DO TIPO E DA ENERGIA DA RADIACAO E DO MEIO ABSORVEDOR.
NUNCA SABEMOS QUANDO UM DETERMINADO RADIONUCLIDEO IRA EMITIR RADIACAO. ENTRETANTO, SE TIVERMOS UMA AMOSTRA COM UM NUMERO MUITO GRANDE DE RADIONUCLIDEOS, SABEMOS QUE DEPOIS DE UM INTERVALO DE TEMPO CHAMADO MEIA-VIDA, METADE DELES TER-SE-A DESINTEGRADO, E APOS OUTRA MEIA-VIDA, A METADE DO QUE RESTOU SE DESINTEGRARA, E ASSIM POR DIANTE.
\BEGIN{FLUSHRIGHT}
\BEGIN{FOOTNOTESIZE}
DISPONIVEL EM: HTTPS://WWW.SCIELO.BR/J/EA/A/XZD9DGV8GPFTHKXKFBQSN4F/?FORMAT=PDF\&LANG=PT. ACESSO EM: 10 OUT. 2023.
\END{FOOTNOTESIZE}
\END{FLUSHRIGHT}
A FIGURA ILUSTRA A CURVA TEORICA DE DECAIMENTO RELATIVO PARA AMOSTRAS DE RADIONUCLIDEOS COM MEIA-VIDA DE 0,5 DIA, 1,0 DIA E 2,0 DIAS. SENDO N O NUMERO DE ATOMOS QUE AINDA NAO SE DESINTEGROU APOS UM INTERVALO DE TEMPO (T) E N_0 O NUMERO DE ATOMOS INICIALMENTE PRESENTES (NO INSTANTE T = 0). A INTERSECCAO ENTRE CADA CURVA E A RETA CINZA TRACADA HORIZONTALMENTE NO VALOR DE N/N_0 = 0,5 FORNECE NO EIXO DAS ABCISSAS A MEIA-VIDA DE CADA AMOSTRA.
\BEGIN{CENTER}
\END{CENTER}
APOS ANALISE DA CURVA DE DECAIMENTO, PODE-SE CONSTATAR QUE
\BEGIN{ENUMERATE}[LABEL=\ALPH*)]
\ITEM O RADIONUCLIDEO COM MEIA-VIDA IGUAL A 0,5 DIA, APOS 6 DIAS DO INICIO DA EMISSAO DE ATOMOS RADIOATIVOS AINDA TERA CERCA DE N = 0,18N_0.
\ITEM A PARTIR DAS CURVAS DE DECAIMENTO ILUSTRADAS NA FIGURA PODE-SE CONCLUIR QUE A TAXA DE ATOMOS RADIOATIVOS AINDA PRESENTES E INVERSAMENTE PROPORCIONAL A MEIA VIDA DO MATERIAL.
\ITEM EM 8 DIAS, TODOS OS ATOMOS TERAO SOFRIDO DESINTEGRACAO NUCLEAR TOTAL.
\ITEM EM 4 DIAS, OS RADIONUCLIDEOS COM MEIA-VIDA IGUAL A 1,0 E 2,0 DIAS TERAO N < 0,40N_0.
\END{ENUMERATE}
bottom of page