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#1: Comece identificando as forças que atuam sobre o copo no ponto mais alto da trajetória circular
O professor Pardal, em uma de suas entusiasmantes aulas sobre a dinâmica dos movimentos circulares, após cumprimentar seus alunos com um estonteante ``Bom dia!'', começou a efetuar círculos verticais com um copo de plástico cheio de água amarrado em um barbante. Os círculos verticais produzidos pelo movimento do professor têm raio r = 1,0 m. Os alunos, que inicialmente acreditavam que a água seria derramada do copo, verificaram que, com uma mínima velocidade, quando o copo passa pelo ponto mais alto do círculo, não há risco de derramamento. Adotando g = 9,8 m/s^2 para a aceleração da gravidade local, pode-se afirmar que essa mínima velocidade está entre:
\begin{multicols}{2}
\begin{enumerate}[label=\alph*)]
\item 3,0 m/s e 4,0 m/s.
\item 4,0 m/s e 5,0 m/s.
\item 0,0 m/s e 1,0 m/s.
\item 1,0 m/s e 2,0 m/s.
\item 2,0 m/s e 3,0 m/s.
\end{enumerate}
\end{multicols}
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