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Atualmente um dos câmbios mais modernos utilizados na indústria automotiva é o cambio CVT (\textit{Continuosly Variable Transmission}) onde a transmissão varia continuamente. O funcionamento básico consiste em duas polias cônicas ligadas por uma correia. Elas variam o seu diâmetro de acordo com a necessidade exigida pelo condutor. Se for necessária uma força maior, como por exemplo quando o veículo precisa vencer uma subida, a polia que liga o eixo de transmissão de torque às rodas fica com o diâmetro maior e a polia ligada à rotação do motor assume um diâmetro menor. O tempo T_R corresponde a uma volta completa da polia maior e T_r refere-se ao tempo de uma volta completa da polia menor. Supondo-se que nesta situação a polia menor tem 2/3 do diâmetro da polia maior, e que a correia que liga as duas polias não desliza, o tempo T_r necessário para que a polia menor dê uma volta completa é:
\begin{multicols}{4}
\begin{enumerate}[label=(\Alph*)]
\item T_r = \frac{2}{3}T_R
\item T_r = \frac{3}{2}T_R
\item T_r = 2T_R
\item T_r = 3T_R
\end{enumerate}
\end{multicols}
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