top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
Em Astronomia, um instrumento de observação muito útil é o binóculo. A depender do seu poder de ampliação, um binóculo permite a visualização de planetas, aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias. Este instrumento se baseia na utilização de lentes esféricas delgadas – objetivas e oculares - e prismas, como sugere a figura a seguir.
\begin{center}
\end{center}
Tanto as lentes quanto os prismas são dispositivos ópticos que funcionam por refração. Sabe-se que no fenômeno da refração, dependendo do ângulo de incidência da luz sobre a superfície que separa os dois meios de propagação, a luz não atravessa a fronteira de separação destes meios, ao contrário, ela experimenta reflexão interna total -, este ângulo é chamado de ângulo crítico.
Com base na figura, nas informações dadas e em conhecimentos correlatos, analise os itens abaixo.
\begin{enumerate}[label={\Roman*}.]
\item Considerando que os prismas mostrados na figura tenham a mesma abertura e que foram confeccionados com vidro comum cujo índice de refração é 1,5 e estejam imersos em ar com índice de refração igual a 1,0, é correto afirmar que a interface vidro-ar tem um ângulo crítico \theta_c tal que \sen(\theta_c) > 0,8.
\item Ao se retirar as lentes ocular e objetiva do binóculo mostrado na figura acima, um astrônomo que observasse um planeta com este binóculo veria esse planeta com a imagem invertida.
\item Considerando que as lentes, objetiva e ocular, sejam de vidro flint, cujo índice de refração é cerca de 1,6 e estejam imersas em ar com índice de refração igual a 1,0, então para o funcionamento adequado do binóculo estas lentes devem ser, ambas, de bordas grossas.
\item O desvio angular sofrido pelo raio incidente em cada um dos prismas da figura, considerando que eles tenham bases triangulares isósceles e obedeçam às condições materiais do item I é inferior a 90^o.
\end{enumerate}
É correto o que se afirma em:
\begin{multicols}{2}
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item II apenas.
\item I apenas.
\item III apenas.
\item II e IV apenas.
\item II, III e IV apenas.
\end{enumerate}
\end{multicols}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page