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Usar o celular durante a noite pode prejudicar a qualidade do seu sono ou até inibi-lo. Isso porque a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, porque sensibiliza um fotopigmento chamado melanopsina. Optar por usar um filtro que bloqueie a luz azul, deixando-a com tons mais quentes, pode ajudar a minimizar tais efeitos.
Veja, a seguir, os comprimentos de onda da luz visível:
\begin{itemize}
\item Violeta: 380 - 450 nm
\item Azul: 450 - 495 nm
\item Verde: 495 - 570 nm
\item Amarelo: 570 - 590 nm
\item Laranja: 590 - 620 nm
\item Vermelho: 620 - 750 nm
\end{itemize}
Dado: Velocidade da luz no ar: c = 3 x 10^8 m/s.
Se um celular estiver emitindo ondas visíveis na faixa de frequência de 4,9 x 10^{14} Hz a 5,2 x 10^{14} Hz, o usuário
\begin{enumerate}[label=\Alph*)]
\item poderá ter inibição do sono, porque receberá ondas na faixa do violeta e azul.
\item poderá ter inibição do sono, porque receberá ondas na faixa de 450 e 495 nanômetros.
\item terá menor chance de inibição de sono, porque receberá ondas na faixa do amarelo e laranja.
\item terá menor chance de inibição de sono, porque receberá ondas na faixa de 590 a 750 nanômetros.
\end{enumerate}
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