top of page
Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.
Específica Title
Específica Title
Específica Title
Vestibular
Questão
Nível
Errou
Acertou
Ainda não fez
Avisos
O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

#1: Leia atentamente o enunciado da questão para entender o que está sendo perguntado. Identifique o fenômeno físico central abordado na questão, que é a diferença de temperatura entre o topo e a base da montanha.
![\BEGIN{CENTER}
\END{CENTER}
O TOPO DA MONTANHA E GELADO PORQUE O AR QUENTE DA BASE DA MONTANHA, REGIOES BAIXAS, VAI ESFRIANDO A MEDIDA QUE SOBE. AO SUBIR, O AR QUENTE FICA SUJEITO A PRESSOES MENORES, O QUE O LEVA A SE EXPANDIR RAPIDAMENTE E, EM SEGUIDA, A SE RESFRIAR, TORNANDO A ATMOSFERA NO TOPO DA MONTANHA MAIS FRIA QUE A BASE. ALEM DISSO, O PRINCIPAL AQUECEDOR DA ATMOSFERA E A PROPRIA SUPERFICIE DA TERRA. AO ABSORVER ENERGIA RADIANTE EMITIDA PELO SOL, ELA ESQUENTA E EMITE ONDAS ELETROMAGNETICAS AQUECENDO O AR AO SEU REDOR. E OS RAIOS SOLARES QUE ATINGEM AS REGIOES ALTAS DAS MONTANHAS INCIDEM EM SUPERFICIES QUE ABSORVEM QUANTIDADES MENORES DE RADIACAO, POR SEREM INCLINADAS EM COMPARACAO COM AS SUPERFICIES HORIZONTAIS DAS REGIOES BAIXAS. EM GRANDES ALTITUDES, A QUANTIDADE DE ENERGIA ABSORVIDA NAO E SUFICIENTE PARA AQUECER O AR AO SEU REDOR.
\BEGIN{FLUSHRIGHT}
\BEGIN{FOOTNOTESIZE}
(HTTP://SUPER.ABRIL.COM.BR. ADAPTADO.)
\END{FOOTNOTESIZE}
\END{FLUSHRIGHT}
SEGUNDO O TEXTO E CONHECIMENTOS DE FISICA, O TOPO DA MONTANHA E MAIS FRIO QUE A BASE DEVIDO
\BEGIN{ENUMERATE}[LABEL=(\ALPH*)]
\ITEM A EXPANSAO ADIABATICA SOFRIDA PELO AR QUANDO SOBE E AO FATO DE O AR SER UM BOM CONDUTOR DE CALOR, NAO RETENDO ENERGIA TERMICA E ESFRIANDO.
\ITEM A EXPANSAO ADIABATICA SOFRIDA PELO AR QUANDO SOBE E A POUCA IRRADIACAO RECEBIDA DA SUPERFICIE MONTANHOSA PROXIMA A ELE.
\ITEM A REDUCAO DA PRESSAO ATMOSFERICA COM A ALTITUDE E AO FATO DE AS SUPERFICIES INCLINADAS DAS MONTANHAS IMPEDIREM A CIRCULACAO DO AR AO SEU REDOR, ESFRIANDO-O.
\ITEM A TRANSFORMACAO ISOCORICA PELA QUAL PASSA O AR QUE SOBE E A POUCA IRRADIACAO RECEBIDA DA SUPERFICIE MONTANHOSA PROXIMA A ELE.
\ITEM A EXPANSAO ISOTERMICA SOFRIDA PELO AR QUANDO SOBE E A AUSENCIA DO FENOMENO DA CONVECCAO QUE AQUECERIA O AR.
\END{ENUMERATE}](https://static.wixstatic.com/media/4ca89d_e753fff165e444f78b89234352d83dda~mv2.jpg/v1/fill/w_732,h_1036,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4ca89d_e753fff165e444f78b89234352d83dda~mv2.jpg)
bottom of page