top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Quando se olha para o céu noturno, percebe-se que as estrelas cintilam (parecem estar ``piscando''), sendo que esse efeito pode ser mais ou menos intenso, dependendo das condições climáticas locais. A respeito da cintilação das estrelas, é CORRETO afirmar que
\begin{enumerate}[label=\Alph*)]
\item ocorrem devido à constante diminuição da frequência da luz proveniente das estrelas, quando esta atravessa diferentes camadas da atmosfera, fazendo com que a intensidade da luz diminua ao longo de seu caminho.
\item também poderia ser observada com facilidade a partir da Lua, já que as distâncias desta às estrelas são praticamente iguais às distâncias entre a Terra e as mesmas estrelas.
\item tem como causa principal o efeito Doppler: enquanto determinada estrela se afasta da Terra, sua luz nos parece mais fraca; enquanto essa mesma estrela se aproxima da Terra, sua luz nos parece mais intensa.
\item a cintilação é bem mais acentuada quando se observam a olho nu alguns planetas do sistema solar, como Júpiter e Vênus, do que quando se observam estrelas distantes. Isso ocorre porque a distância entre esses planetas e a Terra é muito menor do que a distância entre as estrelas e a Terra.
\item são causadas por variações no índice de refração do ar atmosférico durante o caminho da luz ao atravessá-lo, ocasionadas por fatores como ventos, correntes de convecção e poluição.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page