top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
O frio é mais um dos obstáculos dos refugiados que escapam da guerra da Ucrânia. O médico Fernando Gomes, neurocirurgião, explica que a hipotermia não é somente o ``passar frio''.
``Esta é uma condição clínica em que a temperatura do corpo fica abaixo do normal.''
O médico explica que, ``para que as reações químicas funcionem de forma adequada, o corpo deve ficar entre 35,1^oC e 37,7^oC de temperatura corpórea. Quando está abaixo de 35^oC, nós chamamos isso de hipotermia'', diz o médico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou para os riscos de hipotermia nas regiões da fronteira entre a Ucrânia e a Polônia. Uma região entre os países registrou temperaturas próximas a -10^oC nesta semana.
Gomes explica que, nas situações de hipotermia, os sintomas mais comuns são tremores leves, como uma forma de o próprio corpo tentar equilibrar a temperatura, falta de circulação sanguínea, dormência e cansaço, frequência cardíaca baixa e fala prejudicada.
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/refugiados-ucranianosenfrentam-risco-de-hipotermia-nas-fronteiras-entenda/ Acesso em: 25 de mar. 2022
\end{footnotesize}
\end{flushright}
Considerando um ambiente com temperatura baixa, um refugiado em regime estacionário que possui uma área de superfície do corpo de 2 m^2 está utilizando uma camada de roupa com certo isolamento térmico de 1,0 cm de espessura com condutividade térmica de 0,04 W/m \cdot K, com temperatura externa de 1^oC e possui temperatura da superfície da pele de 33^oC.
O calor do corpo atravessa a roupa do refugiado com taxa, em j/s, de:
\begin{multicols}{4}
\begin{enumerate}[label=\alph*)]
\item 356
\item 306
\item 206
\item 256
\end{enumerate}
\end{multicols}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page