top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
O índice de refração - (n) - de um meio material transparente, isotrópico e homogêneo é comumente definido pela relação
n = \frac{c}{v} (1).
Nesta equação, c é a velocidade da luz no vácuo e é a velocidade da luz em um meio material qualquer. Historicamente não se sabe exatamente a quem se deve esta equação -, alguns a atribuem, sem muita convicção, ao físico francês Augustin-Jean Fresnel. Mas fato é que o índice de refração de um meio pode ser calculado a partir das propriedades elétricas e magnéticas de um meio através das equações de Maxwell. A partir de tais equações o índice de refração seria dado por:
n = \sqrt{\frac{\varepsilon\mu}{\varepsilon_0\mu_0}} (2).
Nesta equação, \varepsilon é a permissividade elétrica do meio material em estudo e \mu é a permeabilidade magnética do mesmo meio; \varepsilon_0 é a permissividade elétrica do vácuo e \mu_0 é a permeabilidade magnética do vácuo. Modernamente esta equação é utilizada para prever a possibilidade de propagação da luz em meios materiais, uma vez que ela permite a existência de materiais artificiais com índice de refração negativo -, os chamados metamateriais. 
Sabendo que a velocidade da luz no vácuo, ainda pelas equações de Maxwell, é dada por c = 1 / \sqrt{\varepsilon_0\mu_0}, analise as afirmativas a seguir.
\begin{enumerate}[label={\Roman*}.]
\item Se o índice de refração de dado meio material é n = 1,5 e a velocidade da luz no vácuo 3,0 . 10^8 m/s , então é correto afirmar que 1 / \sqrt{\varepsilon\mu} = 2,0 . 10^8 m/s.
\item Pela lei de Snell, se a luz viaja de um meio material com n_1 > 0 para outro com n_2 < 0, geometricamente a refração seria aquela mostrada na figura a seguir, onde \theta_1 e \theta_2 são os ângulos de incidência e refração, respectivamente.
\begin{center}
\end{center}
\item Se um raio de luz incide sob um ângulo i com a normal à superfície de um material com índice de refração n > 0, imerso em ar (índice de refração igual a 1), de tal modo que parte da luz é refletida e parte refratada em condições tais que o raio refletido e o raio refratado são perpendiculares entre si, então é válida a relação n = \tg{(i)}.
\end{enumerate}
A partir da análise das afirmações acima, marque a alternativa CORRETA.
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item Todas as afirmações são corretas.
\item Todas as afirmações são erradas.
\item Somente a afirmação III é correta.
\item Somente a afirmação I é errada.
\item Somente as afirmações I e III são corretas.
\end{enumerate}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page