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Navios usam sistemas para manter o equilíbrio nos quais bombeiam água do mar, que nesse caso recebe o nome de água de lastro, para dentro ou para fora de tanques construídos em sua estrutura. O esquema abaixo representa um corte transversal de um navio de carga em que \textbf{N} indica o nível de segurança que a parte submersa do navio deve atingir para que a embarcação não corra risco de tombar.
\begin{center}
\end{center}
A fim de retirar a carga da embarcação e manter o nível de água do mar na posição \textbf{N} do casco do navio, deve-se
\begin{enumerate}[label=\Alph*)]
\item encher com água de lastro o reservatório, de modo a aumentar o peso do navio e diminuir a pressão da água do mar sobre o casco da embarcação.
\item esvaziar a água de lastro do reservatório, de modo a aumentar o peso do navio e diminuir o empuxo sobre a embarcação.
\item manter o mesmo volume de água de lastro do reservatório, de modo a preservar o peso total original do navio e o empuxo que age sobre ele.
\item encher com água de lastro o reservatório, de modo a preservar o peso total original do navio e o empuxo que age sobre ele.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

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