top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
Historicamente, agricultura, pecuária e agroindústria são as principais atividades econômicas no Mato Grosso do Sul. A região se destaca pela produção bastante diversificada no agronegócio, sendo uma grande fornecedora de vários produtos, como cana-de-açúcar, milho, gado, soja e celulose. Durante o plantio da cultura da soja no ano de 2020, devido ao grande peso da enorme plantadeira a ser puxada, um agricultor teve que ``filipar'' o trator (filipar consiste em colocar rodados duplos em todos os eixos do trator e, em muitos casos, alongar os eixos do trator). Sob a ótica da Física, é correto afirmar que esse procedimento feito pelo agricultor pode ser explicado assim:
\begin{enumerate}[label=\Alph*)]
\item como o trator é um maquinário pesado, é ideal fazer a distribuição da pressão com um maior número de pneus, diminuindo a área de contato com o solo. Os rodados duplos proporcionam a possibilidade de uma tração menor, ou seja, conseguem puxar implementos agrícolas maiores se eles forem tecnicamente bem utilizados e também melhoraram a capacidade de tração em solos de baixa sustentação (não afundam com o atrito e a patinação das rodas com o solo).
\item ao filipar o trator, ocorre um ganho de torque e uma melhor distribuição da pressão, pois a área de contato com o solo aumenta, os rodados duplos podem proporcionar a possibilidade de tracionar implementos maiores se eles forem tecnicamente bem utilizados e também melhoraram a capacidade de tração em solos de baixa sustentação (não afundam, com o atrito e a patinação das rodas com o solo).
\item ao filipar o trator, ocorre um aumento na pressão, pois a área de contato com o solo diminui, os rodados duplos proporcionam a possibilidade de tracionar implementos maiores se eles forem tecnicamente bem utilizados e também melhoraram a capacidade de tração em solos de baixa sustentação (não afundam, com o atrito e patinação das rodas com o solo).
\item aumentando a área de contato com o solo ao filipar os pneus, aumenta-se proporcionalmente a pressão exercida. Logo, a tração é diminuída e em consequência disso pode-se puxar objetos mais pesados sem receio de atolar o maquinário no solo.
\item diminuindo a área de contato com o solo, diminui-se proporcionalmente a pressão. Logo, ao fazer o procedimento, o agricultor nota que o desempenho do trator aumenta em 50%, visto que foram colocados mais quatro pneus iguais aos já utilizados.
\end{enumerate}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page