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A aviação utiliza, em seus critérios de manutenção dos componentes metálicos de aeronaves, o acompanhamento periódico do surgimento e propagação de trincas. Isto se deve ao fato de que materiais metálicos submetidos à esforços cíclicos, na maioria dos casos, não rompem por escoamento do material, mas sim, por fadiga. A fadiga é um fenômeno de ruptura mais observado em peças de aviões. No trem de pouso do já aposentado caça F-5, utilizado durante anos pela Força Aérea Brasileira (FAB), é utilizada uma superliga do grupo Níquel, a Inconel 718. Esta liga, de acordo com o fabricante, suporta uma tensão máxima de tração igual a, aproximadamente, 700 Mega Pascal (Mpa).
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
<http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.5011874/5000>. Acesso em: IO de mai. 2023. [Adaptado)
\end{footnotesize}
\end{flushright}
Dessa forma, a carga máxima de tração (F) que pode ser aplicada em um braço cilíndrico do trem de pouso de um F-5, com diâmetro igual a 200 milímetros, é de aproximadamente:
\begin{multicols}{2}
\begin{enumerate}[label=\alph*)]
\item F = 35,14 x 10^6 N
\item F = 3,14 x 10^6 N
\item F = 21,98 x 10^6 N
\item F = 17,36 x 10^6 N
\end{enumerate}
\end{multicols}
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