top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
O que é o tratamento antirreflexo? É um tratamento a que se pode submeter as lentes dos óculos no intuito de reduzir os reflexos indesejáveis nestas lentes. Este processo tem sua utilidade para o usuário uma vez que permite o aumento do contraste daquilo que se vê. Observe a figura que se segue. Nela se vê a diferença entre duas lentes oftálmicas: a da esquerda, não apresenta o tratamento antirreflexo, a da direita sim.
\begin{center}
\end{center}
O tratamento dado às lentes oftálmicas e que lhes confere característica antirreflexo se dá pelo revestimento óptico destas lentes com uma película, em geral de fluoreto de magnésio, que produz o fenômeno da interferência luminosa. Ao incidir sobre uma lente com tratamento antirreflexo, parte da luz é refletida na película que recobre a lente; parte da onda é transmitida por esta película até incidir sobre a lente propriamente dita, onde será, também, refletida. Essas duas partes refletidas se superpõem, dando origem à interferência.
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
Fonte: Adaptado de FONTANA, Antonio; ANTONIO, Nelson Mauricí. Tratamentos Ópticos Garantem Qualidade Visual, Boa Aparência e Agregam Valor às Lentes Oftálmicas. Optoeletrônica, São Carlos, v. 1, n. 1, p.1-8, fev. 2001.
\end{footnotesize}
\end{flushright}
De posse destas informações e baseando-se em conhecimentos correlatos, considere uma lente oftálmica que recebeu tratamento antirreflexo com fluoreto de magnésio (MgF_2), cujo índice de refração é 1,38. A película de MgF_2 foi depositada sobre a lente de modo que a cobertura produzida por ela se manifesta antirreflexiva para comprimentos de onda da ordem de 500 nm. Nestas condições, calcule a menor espessura h da película de fluoreto de magnésio que pode ser usada como revestimento para a lente e marque a alternativa correta.
\begin{enumerate}[label={\Alph*})]
\item A interferência citada no texto é construtiva e a espessura da película de MgF_2 é próxima de 91 nm.
\item A interferência citada no texto é construtiva e a espessura da película de MgF_2 é próxima de 181 nm.
\item A interferência citada no texto é destrutiva e a espessura da película de MgF_2 é próxima de 91 nm.
\item O que se tem é um padrão de ondas estacionárias de modo que a espessura da película de MgF_2 corresponde à distância entre dois nodos consecutivos, isto é, 250 nm.
\item A interferência citada no texto é destrutiva e a espessura da película de MgF_2 é próxima de 181 nm.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page