top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Um grupo de ciclistas se aventurou por uma rota rural com a qual não estava habituado. Na tentativa de se localizar, encontrou a estrutura de uma torre de transmissão de energia onde parou e buscou orientar-se por uma bússola. A fiação está a uma altura de 21 m, transmitindo uma corrente elétrica de 500 A. Sabendo que o campo magnético da Terra no local é de 2,4 x 10^{-5} T e que a permeabilidade do meio \mu = 4pi x 10^{-7}, pode-se afirmar que
\begin{enumerate}[label=\Alph*)]
\item os ciclistas não se localizarão corretamente visto que o campo magnético gerado pela linha de transmissão tem magnitude próxima a 20% do campo magnético da Terra.
\item os ciclistas não terão problemas em se localizar, visto que a linha de transmissão não pode interferir na bússola.
\item a linha de transmissão gera um campo magnético de 4,8 x 10^{-7} T, que tem baixa interferência na bússola utilizada pelos ciclistas.
\item os ciclistas não se localizarão corretamente visto que o campo magnético gerado pela linha de transmissão é cerca de 40% do campo magnético da Terra.
\item os ciclistas não se localizarão corretamente visto que o campo magnético gerado pela linha de transmissão é cerca de 50% do campo magnético da Terra.
\end{enumerate}
bottom of page