top of page

UNIFENAS 2023-1

Tarde Q. 019

-

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Físicos da Universidade de Amsterdã descobriram que os antigos egípcios usavam um truque inteligente para facilitar o transporte de objetos pesadas por meio de grandes ``trenós'': eles umedeciam a areia sobre a qual o trenó se movia. Umedecendo a areia, eles reduziam pela metade a força horizontal necessária para arrastar os trenós. Os pesquisadores publicaram esta descoberta na Physical Review Letters
\begin{center}
\end{center}
Imagens dentro do túmulo de Djehutihotep, descoberto na Era Vitoriana, descrevem uma cena de escravos transportando uma estátua colossal do governante do Império Médio. Nela, há um homem na frente do trenó derramando líquido na areia. Você pode vê-lo na imagem acima, à direita do pé da estátua.
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
Adaptado de: https://phys.org/news/2014-04-ancient-egyptians-pyramid-stones-sand.html (Acessado em 12 de setembro de 2022)
\end{footnotesize}
\end{flushright}
Considere que o trenó da figura se desloca por uma superfície horizontal. A massa total do trenó é de 5,0 x 10^3 kg. O coeficiente de atrito entre o trenó e a areia seca vale 0,8. Considere g = 10 m/s^2. Suponha que a força média exercida por cada pessoa seja igual a 250 N.
A quantidade mínima necessária de pessoas para puxar o trenó com velocidade constante, quando a areia é umedecida, é de
\begin{multicols}{5}
\begin{enumerate}[label=\alph*)]
\item 50.
\item 80.
\item 100.
\item 160.
\item 200.
\end{enumerate}
\end{multicols}
bottom of page