top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Em 1911, Ernest Rutherford, após realizar seu famoso experimento com partículas alfa, formulou seu modelo nucleado para o átomo, propondo a existência de um núcleo de carga positiva muito pequeno e com praticamente toda a massa do átomo. Apesar do grande avanço científico, este modelo tinha alguns problemas de incompatibilidade com a teoria do eletromagnetismo. Posteriormente, Niels Bohr aprimorou este modelo atômico propondo algumas adequações para solucionar os problemas apresentados pelo modelo de Rutherford. Sobre as afirmações apresentadas por Bohr em seu modelo atômico, assinale a alternativa \textbf{INCORRETA}.
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item Os elétrons podem se mover apenas em órbitas circulares específicas, as quais são chamadas de estados estacionários e que estão a certas distâncias do núcleo.
\item Apesar de constantemente acelerados por percorrerem uma órbita circular, os elétrons não perdem energia enquanto permanecem em uma mesma órbita.
\item Quando um elétron muda de órbita, ganha ou perde uma certa quantidade de energia definida por E = hf, onde f é a frequência da radiação absorvida ou emitida (em hertz) e h é a constante de Planck (em J.s).
\item Os elétrons localizados em órbitas mais afastadas do núcleo possuem valores maiores de energia.
\item Prótons e nêutrons estão ligados no núcleo por meio da força nuclear forte.
\end{enumerate}
bottom of page