top of page

UEPG 2022-1

1a Etapa Q. 033

Nível 2

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
O transformador é um dispositivo formado, basicamente, por duas bobinas eletricamente isoladas uma da outra, enroladas sobre um mesmo núcleo de ferro. Um dos enrolamentos chama-se primário, no qual aplica-se uma tensão alternada U_1, e o outro é dito secundário, o qual terá uma tensão alternada U_2. Em relação aos transformadores, assinale o que for correto.
\begin{itemize}
\item[01)] Um transformador funciona tanto com corrente alternada como com corrente contínua, porém o funcionamento com a corrente alternada é mais eficaz.
\item[02)] Para um transformador ideal com N_1 espiras no primário e N_2 espiras no secundário, é válida a relação \frac{U_1}{U_2} = \frac{N_2}{N_1}.
\item[04)] Nos transformadores, há perdas por efeito Joule nos enrolamentos. Também há perdas pela formação das chamadas correntes de Foucault no núcleo. Usar núcleos de ferro laminado faz com que o rendimento diminua ainda mais.
\item[08)] Para um transformador ideal, a tensão e a corrente elétrica nos enrolamentos do primário e do secundário são grandezas inversamente proporcionais.
\item[16)] Em um transformador, qualquer um dos enrolamentos pode ser usado como primário ou secundário.
\end{itemize}
\newpage
bottom of page