top of page

UNIRV 2020-1

Rio Verde Q. 024

Nível 2

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Uma área importante da física é a relatividade, o campo de estudo dedicado à medida de eventos (acontecimentos): onde e quando ocorrem e qual é a distância que os separa no espaço e no tempo. Além disso, a relatividade tem a ver com a relação entre os valores medidos em referenciais que estão se movendo um em relação ao outro (daí o nome \textit{relatividade}). Hoje, engenheiros e cientistas a encaram naturalmente porque a familiaridade com a teoria da relatividade restrita os ajudou a superar os preconceitos. Assim, por exemplo, qualquer engenheiro envolvido com o Sistema de Posicionamento Global dos satélites NAVSTAR precisa usar a relatividade de forma rotineira para determinar a passagem do tempo nos satélites, já que o tempo passa mais devagar nos satélites que na superfície terrestre. Se os engenheiros não levassem em conta a relatividade, o GPS se tornaria inútil em menos de 24 horas. Sobre a teoria da relatividade proposta por Albert Einstein, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
\begin{enumerate}[label=\alph*)( )]
\item As leis da física não são as mesmas para todos os observadores situados em referenciais inerciais. Existe um referencial absoluto.
\item A velocidade da luz no vácuo depende da direção de propagação e possui o mesmo valor em todos os referenciais inerciais.
\item As leis da física são as mesmas para todos os observadores situados em referenciais inerciais. Não existe um referencial absoluto.
\item A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor em todas as direções e em todos os referenciais inerciais.
\end{enumerate}
bottom of page