top of page

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
``A termografia infravermelha tem muitas aplicações em práticas de lesões esportivas e é de grande valia para o diagnóstico, prognóstico e tratamento com fins de avaliação. Este é um processo não invasivo, tornando-se, portanto, uma alternativa muito interessante em relação aos métodos convencionais, que implicam um bombardeamento do indivíduo por ultra-som, raios-X, ou outro tipo de onda eletromagnética. Na termografia, não existe emissão de nenhum tipo de radiação. Ao contrário, o sistema captura o calor (infravermelho) emitido pelo indivíduo. Portanto não existe contraindicação de nenhuma espécie a esse tipo de exame. No corpo humano, a termografia refere-se à avaliação da distribuição de temperatura em um órgão ou região do corpo, podendo levar a uma correlação melhor do que a eletromiografia, em algumas situações''.
\begin{footnotesize}
(Disponível em <http://biomec,paginas.ufsc.br/?page\_id=166> acesso em 12/09/2019).
\end{footnotesize}
Sabemos que a taxa de transferência de energia térmica por radiação é proporcional à quarta potência da temperatura absoluta do corpo, à área do corpo, à emissividade (característica do material do que o corpo é constituído) e uma constante de proporcionalidade, conhecida como constante de Estefan-Boltzman. Imagine que um jogador de futebol lesionou a coxa direita e foi levado para uma sala para a realização de um exame de termografia infravermelha onde a temperatura do ambiente era de 25^oC. O exame detectou que a temperatura da coxa lesionada estava 2^oC acima da temperatura da coxa esquerda. Considere que as áreas das coxas do jogador são iguais. Dito isso e sobre o mecanismo de transferência de calor por radiação, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
\begin{enumerate}[label=\alph*)( )]
\item A taxa de transferência de energia térmica por radiação da coxa lesionada é 16 vezes maior que taxa de transferência de energia térmica da coxa esquerda.
\item A taxa de transferência de energia térmica por radiação da coxa lesionada é 8 vezes maior que taxa de transferência de energia térmica da coxa esquerda.
\item A coxa lesionada absorve mais energia térmica por radiação do ambiente do que a coxa esquerda.
\item A coxa lesionada emite mais energia térmica por radiação do que a coxa esquerda.
\end{enumerate}
bottom of page