top of page

PUC-GO 2023-2

Q. 022

Nível 2

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
A ginástica de trampolim, também conhecida como ``cama elástica'', é uma modalidade de ginástica que passou a integrar as olimpíadas em Sydney, no ano de 2000.
Nesse esporte, os atletas conseguem realizar saltos de até 8 m de altura. Suponha que um atleta, com massa de 90 kg, após 5 saltos preliminares sobre o centro de um trampolim, atinja a altura máxima. Considere g = 10 m/s^2, e a situação descrita como ideal.
Sobre a temática em questão, analise as proposições a seguir:
\begin{enumerate}[label=\Roman* - ]
\item O trampolim, ao ser deformado, transfere sua energia potencial elástica ao atleta na forma de energia cinética, e esta se transforma em energia potencial gravitacional, conforme o atleta ganha altura.
\item Ao atingir a altura de 8 m, o atleta possui energia potencial gravitacional máxima que será convertida integralmente em energia cinética durante a sua queda. Sua velocidade, imediatamente antes de chegar ao trampolim, será de, aproximadamente, 13 m/s.
\item A energia cinética do atleta, ao chegar novamente ao trampolim, é transformada mais uma vez em energia potencial elástica. Se a constante elástica do trampolim for de 13000 N/m, sofrerá uma deformação de 2,5 m.
\end{enumerate}
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
\begin{multicols}{2}
\begin{enumerate}[label=\Alph* (   )]
\item I e II apenas.
\item I e III apenas.
\item II e III apenas.
\item I, II e III.
\end{enumerate}
\end{multicols}
bottom of page