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O motor a combustão interna tem o seu funcionamento representado por um conjunto de transformações gasosas que, necessariamente, correspondem a trocas de energia térmica e mecânica entre os gases que o compõem e o meio externo.
Durante uma das etapas, numa compressão isobárica, o gás, que estava sob pressão de 1x10^5 N/m^2, teve seu volume reduzido de 2x10^{-3}m^3 para 1x10^{-3} m^3. Se nessa compressão, o gás perdeu 120J de energia térmica para o meio, certamente a sua temperatura final será:
\begin{enumerate}[label={\Alph*})]
\item igual à temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é igual a energia térmica cedida ao meio na forma de calor;
\item menor do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é menor do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor;
\item menor do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é maior do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor;
\item maior do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é menor do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor;
\item maior do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é maior do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor.
\end{enumerate}
\newpage
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