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#1: Converta a velocidade do veículo de km/h para m/s utilizando o fator de conversão adequado.
![O FREIO ABS (DO INGLES ``ANTI-LOCK BRAKING SYSTEM'') E UM SISTEMA DE FRENAGEM ANTITRAVAMENTO DAS RODAS DE UM VEICULO QUANDO O PEDAL DE FREIO E ACIONADO FORTEMENTE, EVITANDO QUE ELE ENTRE EM DERRAPAGEM. OS GRAFICOS A SEGUIR APRESENTAM, RESPECTIVAMENTE, A CURVA DE FRENAGEM DE UM VEICULO COM E SEM O SISTEMA ABS.
\BEGIN{CENTER}
\END{CENTER}
\BEGIN{CENTER}
\END{CENTER}
\BEGIN{FLUSHRIGHT}
\BEGIN{FOOTNOTESIZE}
FONTE: HTTP://WWW.MONOGRAFIAS.POLI.UFRJ.BR/MONOGRAFIAS/MONOPOLI10011351.PDF.
\END{FOOTNOTESIZE}
\END{FLUSHRIGHT}
EM GERAL, A DISTANCIA DE PARADA COMPLETA E REDUZIDA, POIS, NAO HAVENDO DERRAPAGEM DAS RODAS, O COEFICIENTE DE ATRITO, ENTRE O PNEU E O ASFALTO, E ESTATICO, CUJO SEU VALOR MAXIMO, E MAIOR DO QUE O COEFICIENTE DE ATRITO CINETICO. CONTUDO, UM FATOR IMPORTANTE E O TEMPO DE REACAO DO MOTORISTA, OU SEJA, O TEMPO DECORRENTE ENTRE AVISTAR UM OBSTACULO E O ACIONAR DO PEDAL DE FREIO. O TEMPO DE REACAO VARIA DE PESSOA PARA PESSOA.
CONSIDERE UM VEICULO QUE TRAFEGA POR UMA RODOVIA, CUJO ASFALTO SE ENCONTRA MOLHADO, APOS UMA CHUVA, A UMA VELOCIDADE DE 108 KM/H.
SE O CONDUTOR PRECISAR REALIZAR UMA FRENAGEM DE EMERGENCIA, EM TAIS CONDICOES, CONSIDERANDO QUE O TEMPO DE REACAO DO MOTORISTA SEJA DE 1S E DESPREZANDO A RESISTENCIA DO AR, AS DISTANCIAS PERCORRIDAS PELO VEICULO, ATE PARAR COMPLETAMENTE, SEM O SISTEMA ABS E COM SISTEMA ABS SERA, RESPECTIVAMENTE DE
(DADOS: \MU_{\TEXT{ESTATICO}} = 0,7; \MU_{\TEXT{CINETICO}} = 0,5; G = 10 M/S^2)
\BEGIN{MULTICOLS}{2}
\BEGIN{ENUMERATE}[LABEL={\ALPH*})]
\ITEM 90,0 M E 64,3 M.
\ITEM 120,0 M E 94,3 M.
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\ITEM 120,0 M E 98,2 M.
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\END{ENUMERATE}
\END{MULTICOLS}](https://static.wixstatic.com/media/4ca89d_f4b748a910804e66a4384ffc86d61282~mv2.jpg/v1/fill/w_727,h_1070,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4ca89d_f4b748a910804e66a4384ffc86d61282~mv2.jpg)
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