top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
#1: Comece por ler atentamente o texto fornecido, sublinhando as fórmulas e as relações entre as grandezas elétricas mencionadas.
AS COMPANHIAS DE ENERGIA ELETRICA NOS COBRAM PELA ENERGIA QUE CONSUMIMOS. ESSA ENERGIA E DADA PELA EXPRESSAO E = V \CDOT I \CDOT \DELTA T, EM QUE V E A TENSAO QUE ALIMENTA NOSSA RESIDENCIA, I A INTENSIDADE DE CORRENTE QUE CIRCULA POR DETERMINADO APARELHO, \DELTA T E O TEMPO EM QUE ELE FICA LIGADO E A EXPRESSAO V \CDOT I E A POTENCIA P NECESSARIA PARA DADO APARELHO FUNCIONAR.
ASSIM, EM UM APARELHO QUE SUPORTA O DOBRO DA TENSAO E CONSOME A MESMA POTENCIA P, A CORRENTE NECESSARIA PARA SEU FUNCIONAMENTO SERA A METADE. MAS AS PERDAS DE ENERGIA QUE OCORREM POR EFEITO JOULE (AQUECIMENTO EM VIRTUDE DA RESISTENCIA R) SAO MEDIDAS POR \DELTA E = R \CDOT I^2 \CDOT \DELTA T. ENTAO, PARA UM MESMO VALOR DE R E \DELTA T, QUANDO I DIMINUI, ESSA PERDA TAMBEM SERA REDUZIDA.
ALEM DISSO, SENDO MENOR A CORRENTE, PODEMOS UTILIZAR CONDUTORES DE MENOR AREA DE SECCAO TRANSVERSAL, O QUE IMPLICARA, AINDA, ECONOMIA DE MATERIAL USADO NA CONFECCAO DOS CONDUTORES.
\BEGIN{FLUSHRIGHT}
\BEGIN{FOOTNOTESIZE}
(REGINA PINTO DE CARVALHO. FISICA DO DIA A DIA, 2003. ADAPTADO.)
\END{FOOTNOTESIZE}
\END{FLUSHRIGHT}
BASEANDO-SE NAS INFORMACOES CONTIDAS NO TEXTO, E CORRETO AFIRMAR QUE:
\BEGIN{ENUMERATE}[LABEL=(\ALPH*)]
\ITEM SE A RESISTENCIA ELETRICA DE UM CONDUTOR E CONSTANTE, EM UM MESMO INTERVALO DE TEMPO, AS PERDAS POR EFEITO JOULE EM UM CONDUTOR SAO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS A CORRENTE QUE O ATRAVESSA.
\ITEM E MAIS ECONOMICO USARMOS EM NOSSAS RESIDENCIAS CORRENTES ELETRICAS SOB TENSAO DE 110 V DO QUE DE 220 V.
\ITEM EM UM MESMO INTERVALO DE TEMPO, A ENERGIA ELETRICA CONSUMIDA POR UM APARELHO ELETRICO VARIA INVERSAMENTE COM A POTENCIA DESSE APARELHO.
\ITEM UMA POSSIVEL UNIDADE DE MEDIDA DE ENERGIA ELETRICA E O KV \CDOT A (QUILOVOLT - AMPERE), QUE PODE, PORTANTO, SER CONVERTIDA PARA A UNIDADE CORRESPONDENTE DO SISTEMA INTERNACIONAL, O JOULE.
\ITEM PARA UM VALOR CONSTANTE DE TENSAO ELETRICA, A INTENSIDADE DE CORRENTE QUE ATRAVESSA UM CONDUTOR SERA TANTO MAIOR QUANTO MAIOR FOR A AREA DE SUA SECCAO TRANSVERSAL.
\END{ENUMERATE}
bottom of page