top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

Confira playlists com resoluções de questões no meu canal do YouTube e acompanhe no Instagram reels com resoluções rápidas.

pdf_001.png
Ao fazer um experimento hidrostático, o professor e físico Alaor utilizou um objeto de massa 500 gramas, uma balança (dinamômetro) e duas caixas A e B, com líquidos diferentes. Na caixa A, encontra-se um líquido cuja massa específica é 2 g/cm^3, e a caixa B possui um líquido cujo densidade é de aproximadamente 13,6 g/cm^3. Alaor pega o objeto e o suspende na balança, mergulha totalmente esse objeto na caixa A e observa que o dinamômetro aponta uma redução de 20% da massa inicial desse objeto. Determine o volume (V) do objeto utilizado pelo professor Alaor, sua densidade (d) aproximada e o que irá acontecer quando o professor Alaor colocar o objeto na caixa B, respectivamente.
(Dados: o experimento foi feito onde g = 10 m/s^2; como o objeto é constituído de um único material, a densidade é chamada de massa específica do material)
\begin{enumerate}[label=\Alph*)]
\item V = 50 cm^3; d = 10 g/cm^3. Quando colocado na caixa B, o objeto irá flutuar na superfície do referido líquido, pois a densidade do objeto é menor que a densidade do líquido.
\item V = 50 cm^3; d = 20 g/cm^3. Quando colocado na caixa B, o objeto irá afundar totalmente no referido líquido, pois a densidade do objeto é maior que a densidade do líquido.
\item V = 100 cm^3; d = 10 g/cm^3. Quando colocado na caixa B, o objeto irá flutuar na superfície do referido líquido, pois a densidade do objeto é menor que a densidade do líquido.
\item V = 100 cm^3; d = 5 g/cm^3. Quando colocado na caixa B, o objeto irá flutuar na superfície do referido líquido, pois a densidade do objeto é menor que a densidade do líquido.
\item V = 60 cm^3; d = 8,3 g/cm^3. Quando colocado na caixa B, o objeto irá ficar exatamente na metade do referido líquido, pois a densidade do objeto é menor que a densidade do líquido.
\end{enumerate}
Avisos Importantes

Avisos importantes...

bottom of page