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Na última década, para melhorar a performance dos motores a combustão e reduzir o consumo, a indústria automobilística tem investido cada vez mais no desenvolvimento dos turbocompressores. O turbocompressor é formado por duas câmaras distintas, chamadas caixa fria e caixa quente. No interior de cada uma dessas caixas, existe um rotor e ambos são interligados por um mesmo eixo. Com a caixa quente instalada no coletor de escapamento, a passagem dos gases faz girar o rotor. Consequentemente, gira também o rotor da caixa fria, produzindo a compressão. Em alguns modelos, é instalado, entre a turbina e a câmara de explosão, um dispositivo denominado intercooler, que é reconhecido como um dos componentes principais para melhorar a performance dos motores turbo. O intercooler é uma espécie de radiador ou, mais especificamente, um permutador de calor. Ele é posicionado entre o turbo e o coletor de admissão, tendo como uma das principais vantagens a redução da temperatura do ar quente que sai do turbo.
\begin{flushright}
\begin{footnotesize}
Disponível em: www.turbocenter.com.br. Acesso em: 21 nov. 2019 (adaptado).
\end{footnotesize}
\end{flushright}
O ar que sai do turbo está em alta temperatura porque
\begin{enumerate}[label=\protect\circled{\Alph*}]
\item sofreu uma compressão isocórica.
\item sofreu uma compressão adiabática.
\item sofreu uma transformação isotérmica.
\item recebeu diretamente calor dos gases aquecidos do sistema de escape.
\item recebeu diretamente calor do motor a combustão que está em alta temperatura.
\end{enumerate}
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