top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
A energia elétrica pode ser armazenada em um dispositivo comum chamado capacitor. São eles que armazenam a energia para disparar os flashes fotográficos, por exemplo. São eles, também, que liberam a energia em um desfibrilador eletro-cardíaco quando descarregados. O mais simples dos capacitores é aquele construído com duas placas metálicas planas e paralelas - também chamadas armaduras – separadas por uma pequena distância e ligadas a uma fonte de tensão conforme mostra a figura que se segue.
\begin{center}
\end{center}
Quando estas placas metálicas são ligadas aos terminais da fonte de tensão, inicia-se o processo de carga do capacitor e consequente armazenamento de energia elétrica pelo sistema capacitivo. Com base nessas informações, na figura e em conhecimentos correlatos, analise os itens que se seguem.
\begin{enumerate}[label={\Roman*}.]
\item O processo de carregamento do capacitor está completo quando a diferença de potencial entre as placas se iguala à diferença de potencial entre os terminais da bateria.
\item A energia elétrica armazenada em um capacitor é, com efeito, a energia do campo elétrico que surge entre as suas placas no processo de carregamento e, essa capacidade de armazenamento, pode ser aumentada inserindo-se entre suas armaduras um material dielétrico.
\item O terminal positivo da bateria retira elétrons da placa conectada a ele e a diferença de potencial entre estes terminais leva tais elétrons à placa conectada ao terminal negativo.
\item Sabe-se que o processo de descarga de um capacitor pode ser modelado pela equação:
q = q_0 . e^{-\frac{t}{RC}}
\end{enumerate}
Nesta equação, q_0 é a carga máxima inicial do capacitor e C a sua capacitância; q é a carga do capacitor decorrido um tempo t e R é a resistência elétrica do circuito. Com essas informações, admite-se que em 2ms ( 1m = 10^{-3} ) a carga de um capacitor seja reduzida à terça parte de seu valor máximo inicial. Então, sabendo-se que \ln{(e)} = 1, é correto afirmar que \frac{1}{RC} = \left(\frac{\ln{3}}{2}\right).10^3.
A alternativa que expressa corretamente a análise dos itens é:
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item Somente um dos quatro itens é correto.
\item Nenhum dos itens é correto.
\item Somente os itens I, II são corretos.
\item Somente os itens I, II e III são corretos.
\item Todos os itens são corretos.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page