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#1: Passo 1: Leia atentamente o enunciado para identificar o problema central. A questão destaca que a figura sugere uma periodicidade de eclipses que não se verifica na realidade.
A FIGURA MOSTRA, DE FORMA ESQUEMATICA, UMA REPRESENTACAO COMUM EM DIVERSOS LIVROS E TEXTOS SOBRE ECLIPSES. APENAS ANALISANDO ESSA FIGURA, UM ESTUDANTE PODE CONCLUIR QUE OS ECLIPSES PODEM OCORRER DUAS VEZES A CADA VOLTA COMPLETA DA LUA EM TORNO DA TERRA. APESAR DE A FIGURA LEVAR A ESSA PERCEPCAO, ALGUMAS INFORMACOES ADICIONAIS SAO NECESSARIAS PARA SE CONCLUIR QUE NEM O ECLIPSE SOLAR, NEM O LUNAR OCORREM COM TAL PERIODICIDADE.
\BEGIN{CENTER}
\END{CENTER}
A PERIODICIDADE DOS ECLIPSES SER DIFERENTE DA POSSIVEL PERCEPCAO DO ESTUDANTE OCORRE EM RAZAO DE
\BEGIN{ENUMERATE}[LABEL=\PROTECT\CIRCLED{\ALPH*}]
\ITEM ECLIPSES NOTURNOS SEREM IMPERCEPTIVEIS DA TERRA.
\ITEM PLANOS DAS ORBITAS DA TERRA E DA LUA SEREM DIFERENTES.
\ITEM DISTANCIA ENTRE A TERRA E A LUA VARIAR AO LONGO DA ORBITA.
\ITEM ECLIPSES SEREM VISIVEIS APENAS EM PARTE DA SUPERFICIE DA TERRA.
\ITEM O SOL SER UMA FONTE DE LUZ EXTENSA COMPARADO AO TAMANHO DA LUA.
\END{ENUMERATE}
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