top of page
Buscar Questão

Digite um trecho da questão com 3 até 10 palavras. Evite equações ou fórmulas. Clique em 'Buscar Questão'.

Específica Title

Específica Title

Específica Title

Vestibular

Questão

Nível

Enviar

Errou

Acertou

Ainda não fez

Gabarito

Avisos

O gabarito dessa questão ainda não foi cadastrado em nosso banco de dados.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Essa questão ainda não possui resolução comentada.

pdf_001.png
Uma bola de tênis é solta, a partir do repouso, em t = 0, a 3,00 m de altura e diretamente acima do centro C de uma calota esférica refletora que tem raio de curvatura R = 1,00 m. A calota encontra-se apoiada em um plano horizontal de tal modo que seu eixo principal coincide com a trajetória vertical descrita pela bola em queda, conforme ilustra a figura, fora de escala.
\begin{center}
\end{center}
Considerando-se g = 9,80 m/s^2 e que as condições de nitidez de Gauss são obedecidas pela calota esférica, marque a alternativa que indica corretamente a análise dos movimentos da bola e de sua imagem conjugada pela calota.
\begin{enumerate}[label={\alph*})]
\item A bola e sua imagem se aproximam do espelho e se encontram duas vezes durante o intervalo de tempo de queda da bola: em t = 0,343 s e em t = 0,522 s e, em ambos os encontros, a imagem da bola era real.
\item A bola e a sua imagem se encontram uma única vez durante o intervalo de tempo de queda e isto se dá no instante t = 0,765 s sendo que, neste instante, a imagem da bola era real.
\item Durante o intervalo de tempo de queda da bola, a imagem conjugada da bola pela calota esférica será sempre real e em nenhum momento a bola e sua imagem conjugada se encontrarão.
\item Tanto a bola quanto a sua imagem se aproximam da calota esférica e, nesta aproximação, a bola e a sua imagem conjugada se encontram apenas uma vez e isto acontece a 1,50 m do vértice V do espelho, sendo esta imagem real e ampliada duas vezes com relação a bola.
\item Tanto a bola quanto a sua imagem se aproximam da calota esférica e, nesta aproximação, bola e imagem se encontram duas vezes: no instante t = 0,639 s a bola encontra sua imagem real e no instante t = 0,782s a bola encontra sua imagem virtual.
\end{enumerate}
stripBackgroudGeral.png

Avisos importantes...

bottom of page